Pular para o conteúdo

Google revela tendências de buscas sobre eleições no Brasil

Compartilhe:

Por Lucas Reginato – Embora ninguém negue a importância das tradicionais pesquisas de opinião, realizadas por institutos como Ibope e Datafolha, fato é que a sociedade atual é muito mais dinâmica que a de duas décadas atrás. Os meios digitais tomaram conta da nossa comunicação, e o Google é mais consultado do que qualquer biblioteca. É por isso que a ferramenta de busca tem tanto a revelar sobre o comportamento da população, e essa nova página lançada no Google Trends traz conteúdo sobre as eleições que não pode ser ignorado – tanto por eleitores, como por candidatos.

É possível enxergar, por exemplo, como o candidato Jair Bolsonaro é o mais buscado por aqueles que recorrem ao Google em busca de informação sobre os presidenciáveis, especialmente após o atentado sofrido em Juiz de Fora no dia 6 de setembro. Na semana que se passou, ele teve 78% de interesse nas pesquisas feitas. Obviamente, as buscas não significam intenção de voto, e por isso, vale a leitura de outros gráficos, como quais os temas despertaram maior interesse nos últimos dias: Saúde, Educação e Emprego.

Outra seção que vale a pena ser conferida é a construção de gráficos que trazem temas que despertaram a atenção nos últimos dez anos. “Fake News”, “Intervenção Militar” e “Feminicídio”, por exemplo, são termos que apenas neste ano de corrida presidencial foram recorrentes nas buscas realizadas.

A página ainda possibilita análises geográficas, como quais os temas em destaque de cada região, ou onde um determinado candidato está sendo mais buscado. Há também um gráfico sobre “principais questões sobre votar, nos últimos 7 dias”, que mostra quais são as dúvidas que neste momento os eleitores têm: “Como anular o voto?”, “Como justificar o voto?”, “O que acontece se eu não votar?”, “Em quem votar em 2018?” e “O que é democracia” são as perguntas mais recorrentes.

Confira todos os dados na página do Google Trends.